Estudantes do Ifba e Ifbaiano se mobilizam contra possível fusão dos institutos em Valença




Foto: Kessia Campos

Por Joberth Melo | Nas Malhas da Lei

Os estudantes dos institutos federais da Bahia e Baiano, em Valença, estão realizando uma série de mobilizações contra uma possível unificação dos institutos da cidade. As ações ocorrem após a informação, durante uma reunião na Secretaria de Educação Profissional, e Tecnológica (SETEC), de que o Ministério da Educação (Mec) estava avaliando essa possibilidade.

Além de debates e assembleias nos dois institutos, os estudantes tiveram na terça-feira (19), na Câmara de Vereadores. Durante Sessão, foi discutida a situação. “Nenhum direito a menos, nenhum IF a menos, nenhum golpe a mais”, escreveu o vereador Adailton Francisco, nas redes sociais, após a sessão.

A vereadora Vane Costa também se posicionou em seu perfil. “Devemos juntos lutar contra o fechamento dessa instituição tão importante para nós e todos os estudantes, uma vez que acaba beneficiando outros municípios vizinhos”.

Um abaixo-assinado também está disponível na internet contra essa possível ação. Segundo o Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática (Calmat) do Ifba, até às 10h, mais de 1400 pessoas já haviam assinado.

Vereadores Adailton Francisco e Lorena Mercês estiveram presentes em assembleia nesta quarta. (Foto: Kessia Campos)

Mobilizações recebem apoio

As ações receberam o apoio de moradores e órgãos da cidade, além de estudantes de fora do país. O Núcleo Territorial de Educação – NRE 6 e o deputado estadual, Hildécio Meireles, emitiram nota de repúdio ao processo.

Nas Malhas da Lei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *