Lavagem da Igreja de São Brás em Taperoá foi realizada neste domingo (28)

Foi realizada na manhã deste domingo, 28, a tradicional e histórica festa de São Brás na cidade de Taaperoá no Baixo Sul do Estado.  O grupo empresarial de comunicação Unindo Forças de propriedade do radialista Marcos Medrado,  representado pelas emissoras Rádio Clube de Valença AM, Rádio Valença FM, Rádio Nova Salvador FM e o portal de Notícias LD Notícias.com.br patrocinou a parte comemorativa da festa.

Para essa comemoração a Valença FM patrocinou a apresentação do cantor  Denny Dennan (ex Timbalada) com o seu mega Trio O Comendador sendo absoluto sucesso .

Tradicional em boa parte da Bahia, as lavagens de escadarias de igreja são históricas por representarem contextual historicamente, a presença de colonos e escravizados na região.

Em Taperoá,  além da reverência à Oxalá, as pessoas ainda reverenciam Oxum, na fonte, denominada, “fonte de Kau”. Segundo os moradores em um dado período era nesse local que se buscava água para a lavagem que acontecia na igreja principal.

Mantendo a tradição a lavagem passou a acontecer no cruzeiro que existia na Praça João Borges. Com a construção da nova igreja na década de 50, as baianas passaram a lavar a sua porta, já que não há escadarias.

LD Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *