Mortalidade por câncer de pulmão deve aumentar entre mulheres em 43% até 2030

Mortalidade por câncer de pulmão deve aumentar entre mulheres em 43% até 2030

Foto: Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos

A taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre mulheres deve aumentar em 43% em todo o mundo. A informação é resultado de um levantamento publicado nesta quarta-feira (1º), com base em uma análise de dados de 52 países.

 

“Se não implementarmos medidas para reduzir os comportamentos de fumar nesta população, a mortalidade por câncer de pulmão continuará a aumentar em todo o mundo”, afirmou Jose Martínez-Sánchez, professor na Universidade Internacional da Catalunha e um dos líderes do estudo.

 

O principal motivo apontado é o crescimento do hábito de fumar entre as mulheres, especialmente na Europa e Oceania.  “É socialmente mais aceitável que mulheres fumem na Europa e na Oceania, o que pode explicar porque estamos vendo taxas mais altas de mortalidade por câncer de pulmão nesses países”, pontuou Martínez-Sánchez, em nota.

 

Por outro lado, a taxa de mortalidade por câncer de mama deve reduzir em torno de 9% no mesmo período. Segundo o G1, as políticas públicas e campanhas direcionadas às mulheres são responsáveis por isso. A maior taxa de mortalidade pela doença está prevista na Europa. Apenas na Ásia foi observada tendência de aumento nos números.

 

“Estamos vendo um aumento na mortalidade por câncer de mama na Ásia porque esta cultura está adaptando um estilo de vida ocidentalizado”, argumentou o professor. “O câncer de mama está associado a estilo de vida, como ingestão de álcool e obesidade”, completou. *Bahia Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *