Número de casos de sarampo confirmados no Brasil chega a 822

Embora tenha sido erradicado em 2016, o sarampo voltou no Brasil e já registra 822 casos. Esse número é do último balanço feito pelo Ministério da Saúde e divulgado no lançamento da campanha de vacinação, na manhã desta terça-feira (31). Até o momento, cinco óbitos foram causados pela doença.

 

“Os casos de sarampo e de pólio foram banidos das doenças existentes no país há alguns anos e (houve) a queda da cobertura vacinal. As possíveis causas da queda são o sucesso da vacina, que faz com que as doenças desapareçam, o desconhecimento individual sobre o benefício da vacina e o horário de funcionamento das unidades de vacinação, que é incompatível com as atividades das famílias. O quarto item são as notícias falsas”, afirmou o ministro Gilberto Occhi, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Nenhum caso dessas doenças foi registrado em 2016 ou 2017, mas só neste ano, o Amazonas já contabiliza 519 casos de sarampo. Outro Estado em situação alarmante é Roraima. Já a poliomielite ainda não fez vítimas, mas, diante da baixa cobertura vacinal, o ministério optou por destacar na campanha.

 

O mutirão, que começa oficialmente na próxima segunda-feira (6), tem como meta vacinar 95% do público-alvo, o equivalente a 11,2 milhões de crianças no Brasil. A campanha se estenderá até o fim de agosto. *BN

Foto: Reprodução / Diário de Pernambuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *