Paraguaios escolhem seu novo Presidente neste domingo

Os paraguaios vão escolher, neste domingo (22), o novo Presidente do país. A eleição tem como principais candidatos ao cargo Mario Abdo Benítez, apoiado pelo partido no poder, e o opositor Efraín Alegre. Os dois principais candidatos presidenciais encerraram a campanha eleitoral com grandes comícios na quinta-feira (19). Mario Abdo Benítez, do conservador Partido Colorado, no poder, se despediu da campanha num ato em que prometeu declarar guerra à impunidade e à corrupção se for eleito chefe do executivo paraguaio pelos próximos cinco anos. Efraín Alegre, que lidera a ‘Ganhar’, uma aliança entre o Partido Liberal e a esquerda da Frente Guasu, afirmou a milhares de pessoas na cidade de Capiatá, na grande Assunção, que não será o “Presidente dos ricos”, mas das classes mais populares e reiterou a sua promessa de reduzir a tarifa de energia elétrica e o preço dos medicamentos. Além dos dois presidenciáveis, dez outros estão concorrendo, embora aqueles que tenham reais possibilidades de chegar à Presidência sejam Abdo Benítez e Alegre, que também é presidente do Partido Liberal, o maior da oposição.

Destas eleições, com somente um turno, sairá também a nova composição do Congresso e de autoridades dos 17 departamentos governamentais do país.

Nos últimos dias, um total de 307 observadores internacionais acreditados foram destacados para supervisionar o processo eleitoral de hoje nos 17 departamentos do Paraguai, país sul-americano com cerca de 6,8 milhões de habitantes. Com informações da Lusa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *