Primeiro brasileiro a ser campeão mundial na vela, Axel Schmidt morre aos 79 anos




Axel Schmidt faleceu no domingo (10) aos 79 anos. Ele foi o primeiro campeão mundial de vela do Brasil. Segundo o Bahia Notícias, com o irmão, Erik Schmidt, Axel foi pioneiro da modalidade do Brasil conquistando o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Chicago 1959 e a prata em São Paulo 1963. Além disso, foram tricampeões da categoria Snipe em 1961, 1963 e 1965.

Schmidt também orientou os sobrinhos Torben e Lars Grael, que também possuem grande história no esporte. Martine Grael, neta de Axel, ganhou o ouro na Olimpíada de 2016.

Em uma rede social, Lars Grael fez uma homenagem: 

“Vela Brasileira perde um dos seus maiores nomes. Neste domingo perdemos o Tio, professor e comandante Axel Schmidt. Filho do dinamarquês Preben Schmidt, Axel e seu irmão gêmeo Erik, foram os primeiros campeões mundiais da Vela brasileira. Únicos a sagrarem-se Tri-Campeões Mundiais consecutivos da classe Snipe. Medalhistas de Ouro e Prata nos Jogos Pan-Americanos de 1959 e 1963 respectivamente na classe Lightning. Participaram dos Jogos Olimpicos do México ???????? 1968 e Munique ???????? em 1972. Na Vela de Oceano foi timoneiro do veleiro “Pluft” na conquista da Regata Buenos Aires – Rio. Timoneou o Pluft ainda na tradicional Admiral’s Cup na Inglaterra ????????????????????????????. Com o seu veleiro “Osprey”, Axel conquistou a Regata Santos-Rio e o Circuito Rio de Vela de Oceano. Pai de Ingrid e Anders, Tio Axel foi abençoado por ter a melhor esposa que um marido pode ter, a inigualável Moema. Dedicou-se com o irmão a capacitar e formar os sobrinhos na Vela. Desta dedicação, vieram Torben e Lars Schmidt Grael. Foi Comodoro do centenário Rio Yacht Club (Sailing) em Niteroi. A Vela brasileira agradece ao campeão. Nós agradecemos ao mestre. Veleje em paz”, escreveu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *