Secretaria de Saúde de Cairu promove projeto CAPS Itinerante

A Secretaria Municipal de Saúde de Cairu, por meio do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), está implantando no arquipélago o Matriciamento em Saúde Mental com o projeto “CAPS Itinerante nas Ilhas”. O Matriciamento é uma metodologia do Ministério da Saúde e consiste em um processo de construção compartilhada de saberes a fim de elaborar uma proposta de intervenção terapêutica aos pacientes em sofrimento mental e/ou em uso de álcool e outras drogas.

A ação é desenvolvida por uma equipe multiprofissional que envolve as  Atenção Básica e os Agentes Comunitários de Saúde, além da equipe do CAPS, composta por médica, psicóloga, assistente social, farmacêutico e enfermeira. A proposta é possibilitar um cuidado colaborativo e de corresponsabilidade entre a saúde mental, a Atenção Básica e as demais áreas, para a integração e o diálogo entre diferentes especialidades e profissões. O projeto, também tem por objetivo  realizar atendimento aos pacientes com toda equipe em cada localidade uma vez ao mês.

O primeiro encontro aconteceu na Unidade de Saúde da Gamboa, já nesta sexta-feira (20/07) a ação prosseguiu na Unidade de Saúde de Boipeba e abordou, junto à comunidade local, temáticas como o acolhimento ao paciente e o combate ao preconceito da sociedade em relação as questões relacionadas à saúde mental. De acordo com a secretária de Saúde, Italuana Guimarães, um cronograma de atividades está sendo cumprido para atender todas as ilhas do município. *Ascom Cairu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *